maio 20, 2009

ERA UMA VEZ...HISTÓRIAS QUE CURAM

Pesquisas e exames de neuroimagem têm revelado os efeitos cognitivos e psíquicos que as narrativas são capazes de gerar, influenciando a capacidade humana de crer e tomar decisões. Pesquisadores de diversas áreas têm encontrado indícios de que nosso cérebro parece ser fisicamente estruturado para gostar de histórias. O fascínio da narração, portanto, é o mote dessas ilustrações que estarão na próxima edição da revista Mente e Cérebro. Há quem note algo de familiar no retrato do casal. Já a leitora abaixo se rende à prosa pirográfica e irresistível do argentino Julio Cortázar.

6 comentários:

vitor disse...

Boa meu mestre !Tô com saudades do sinhô! E como vai Sampa?

Ainda não passei por aí, mais não desisti! è que estou Na Faculdade de gravura,e consegui uma bolsa estágio.
Estou feliz por está estagiando em um jornal, e o bom é que estou ilustrando e tendo liberdade para ilustrar com meu estilo em breve mandarei algumas das minhas ilustras!

E parabéns pelos trabalhos! Estão ótimos para variar!!

Saúde sempre!!

Vitor Vanes.

Mauricio Negro disse...

Fala, Vitor! Muito bem. Legal saber que você está fazendo gravura. Isso alarga possibilidades. Aproveite bem essa bolsa estágio! Também queria muito voltar ao Rio agora em junho. Mas a data do Salão FNILJ coincidirá com as minhas (merecidas e raras) férias. Visitei seu blog também e vi ilustras muito legais por lá! E é bom saber que você está ilustrando pelo jornal. Te dará visibilidade e traquejo, porque as pautas variam e os prazos são quase sempre enxutos. Por aqui sigo no aperto também. No momento trabalho em mais um livro de temática africana, que já era para estar na praça...

Obrigado pela visita. E como dizem nas padocas, volte sempre!
Abraço grande!

Marcos Guilherme disse...

Caríssimo Maurício Negro,

Tenho apreciado muito o uso que você tem feito de texturas em suas ilustrações. Essa que abre o "post" Era uma vez... é um exemplo disso. Muito legal!
Grande abraço!

Mauricio Negro disse...

Fala, meu caro!

Seja bem-vindo. Não te respondi antes porque voltei ontem de cobiçadas férias. Aos poucos, vou me situando. Grato pela nova visita e comentários. Também dei há pouco uma sapeada pelo seu blog e adorei aquela Nina Simone. De fato, uma artista maravilhosa. Com uma densidade poética incomum. E você continua mandando bem nos textos também, héin?! Seguem pari passu suas belas ilustras. Abração!!!

Mauro Souza disse...

Olá Mauricio,
Vi e comprei, recentemente, o livro Gente, Bicho, Planta da Ana Maria Machado ilustrado por você. Lindo. As ilustrações o projeto gráfico, tudo muito bonito. Parabéns. Já tinha visto algumas ilustrações em seu blog mas ver o impresso é sempre muito melhor.
É você quem faz o projeto gráfico também?
abraço,
Mauro Souza

Mauricio Negro disse...

Algumas vezes, Mauro. conforme a encomenda, cuido também o projeto gráfico de alguns livros. Vai da ocasião, do freguês, da verba, da disponibilidade, essas coisas. Além disso, conto com o Eduardo Okuno, parceiro de muitas aventuras gráficas. No final das contas, esse livro aí deu um baita trampo. Resolvi trilhar um caminho e, quando vi, tava todo enroscado...Obrigado pelas palavras e pela aquisição! Abraço grande!