setembro 17, 2008

CONTOS E LENDAS DA MITOLOGIA CELTA


Tenho ilustrado narrativas míticas brasileiras, pelas quais tenho um enorme prazer, identificação e apreço. Aqui mergulhei no caldeirão da mitologia celta, menos conhecida do que a grega ou a romana. Fiz várias composições com fragmentos iconográficos celtas para ilustrar o miolo. Não sobraram muitos. O cristianismo esforçou-se para eliminar seus vestígios. Algumas lendas tidas como pagãs sobreviveram graças às transcrições dos monges da Irlanda e do País de Gales no séc. VIII, aos historiadores da Antiguidade e às descobertas arqueológicas. De uma maneira ou de outra, deuses e heróis celtas reverberam no substrato cultural do Velho Mundo, para o qual me voltei ao fazer esse trabalho diferente para a Martins Fontes.

3 comentários:

marcohaurelio disse...

Maurício,
no meu garimpo folclórico, já me deparei com várias estórias do ciclo do demônio logrado, onde percebe-se, sob as vestes (ou pêlos) do diabo, personagens de religiões que foram varridas pela expansão do cristianismo.
Parabéns por mais um excelente trabalho.

Marco Haurélio

Mr. Uploader disse...


nice to meet you....

free download jazz on my blog...

welcome and leave your comment

Anônimo disse...

Hello Mr.Uploader,

thanks for your kind offer. I do like jazz! I always try to borrow the beat, groove, harmony, melody and other musical qualities in my 2D artworks. Jazz is just like a motion picture!

I visited your blog too. Congratulations!