março 08, 2014

>>>> AMIGO DE DARWIN É MEU AMIGO


Fruto de mais uma dobradinha com o parceiro e escritor Rogério Andrade Barbosa. Uma colaboração que foi, nessa oportunidade, bem distinta das demais. Bento é o garoto desenhista, imaginado pelo autor, que teria sido convidado por Charles Darwin para integrar a famosa expedição científica a bordo do HMS Beagle, para registrar a flora, a fauna, os tipos humanos. Estamos falando do ano de 1832, o que me obrigou a ilustrar com a perspectiva de uma época. Ou seja, era preciso ser mais realista, documental, acadêmico, científico. Um tipo de registro bem distante das minhas habilidade e aspirações, pelo menos do ponto de vista artístico. Foi justamente essa viagem que forneceu ao ainda jovem Darwin os subsídios para a elaboração de sua teoria da evolução das espécies. Creio que, por esse motivo, o registro visual precisa acompanhar o viés naturalista.



Quando recebi o convite para ilustrar esse livro lembrei da emoção que tive quando li, bem jovem ainda, sobre a fantástica viagem e vida desse sujeito tão encantador e brilhante. Tinha que topar um desafio desses! Além do tributo ao gênio do naturalista britânico, senti também vontade de reverenciar os artistas viajantes influenciados pelas ciências naturais, como Debret, Eckhout, Taunay, Post, Burkhardt, Lane e Böcklin, que muitas vezes pagavam do próprio bolso para participar de tais expedições para atuar, digamos, como repórteres de campo e fotojornalistas. Na feitura das ilustrações usei muitas referências, recortes de jornal, revistas e anúncios antigos. Nelas misturei acrílica, guache, pastel e retoque digital.


A ilustração da página da esquerda acima parte do mais conhecido semblante do naturalista. Darwin com sua barba branca, mais velho e com aspecto cansado, bem depois da publicação de suas teorias revolucionárias. O amigo de Darwin, um jovem desenhista em Galápagos, editado pela Editora Melhoramentos, foi selecionado para o recém-lançado Catálogo FNLIJ para a Feira do Livro de Bolonha de 2014, quando o Brasil será o país homenageado.

2 comentários:

Soud disse...

Muito bonito isso, Negro! Parabéns por tudo, você fez por merecer (-:

Aglacy Mary disse...

Trabalho lindo, descrição emocionante.