fevereiro 05, 2014

>>>> UMA AVENTURA WAPIXANA




O Povo Wapixana é um dos mais de 307 povos indígenas do Brasil. Muitos habitam terras indígenas nos campos naturais do Estado de Roraima, como as TIs Raposa Serra do Sol, São Marcos e Serra da Lua. Outros, moram na Republica Federativa da Guiana. Hoje são cerca de 9.000 pessoas nos dois países, sendo que a maioria vive no Brasil. A cultura Wapixana tem mais de 4.000 anos e foi dominante nos lavrados de Roraima. O tronco linguístico é o Aruak, e sua língua é o Wapixana. Apesar da violência a que foram tantas vezes submetidos, a língua e a cultura wapixana ainda estão preservadas e são ensinadas nas escolas das aldeias. O povo Wapixana divide hoje o território com outros povos, com os quais convivem pacificamente.








Ilustrei a movimentada e divertida narrativa, protagonizada apenas por animais, a convite da Paulinas Editora. O texto é assinado pelo escritor indígena Cristino Wapichana, natural de Roraima. Além de publicar obras como A onça e o fogo (Editora Manole), é também músico e o atual coordenador do Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas (NEARIN), cujo objetivo é qualificar escritores e artistas indígenas para o ofício literário.



2 comentários:

Litielle Teixeira disse...

Muito bacana, adorei as técnicas que usa para arte final! Parabéns e sucesso

meu portfolio - http://miracullus.blogspot.com.br

Nano Freita disse...

Muito bom o seu trabalho, parabéns! Poderia visitar meu blog e comentar sobre o que acha dos meus desenhos? Será maravilhoso receber uma avaliação de quem alguém como o seu talento. Agradeço desde ja...
Para ver meus desenhos e comentar é só visitar o link: http://nanofreita.blogspot.com.br/p/ilustracoes.html
Obrigado!