maio 27, 2013

A GENTE É O QUE COME


Yaguarê Yamã é escritor, ilustrador e geógrafo formado pela Universidade de Santo Amaro – UNISA-SP. Nasceu no Amazonas e morou por muitos anos em São Paulo, onde lecionou em escolas públicas e palestrou sobre temática indígena e ambiental. Atua como líder indígena do povo Maraguá, motivo pelo qual regressou ao Amazonas em 2004, com o intuito de lutar pelos direitos de seu povo e pela demarcação de sua terras no rio Abacaxis. Desde 2011 mora na cidade de Parintins, no Amazonas, onde leciona para o ensino médio em escola pública. É autor de diversos livros, tendo recebido o selo Altamente Recomendável pela FNLIJ e o The White Ravens (seleção da Biblioteca de Berlim/Alemanha)É casado com a também escritora Lia Minapoty. Dela, pela mesma LeYa, ilustrei a história Com a noite vem o sono. Tive agora a oportunidade de desenvolver as imagens desta instigante história de uma mulher maraguá que aos poucos se  transforma numa criatura mítica, chamada Yaguarãboia, mistura de mulher e de onça e depois, de cobra çukuriju. Personagens híbridos incríveis povoam a literatura e o cinema. Quando comecei a trabalhar nas ilustrações do livro do Yaguarê lembrei de Cat People. Cuja versão original de 1942 foi baseada no conto The Bagheeta, de Val Lewton, de 1930. 
















As semelhanças param por aí? A narrativa de Yaguarãboia nasce da quebra de dois tabus tradicionais. Metamorfose é um fenômeno natural, e encarado com naturalidade pela sensibilidade indígena. A metáfora que motivou o título deste post foi inevitável. A transformação que acomete a protagonista o que significa? São muitas as sugestões embutidas para nos provocar. Como artifício gráfico o livro fechado é uma cabeça de onça. Que se abre, tal qual uma boca escancarada, para surpreender já na guarda. Na página seguinte há um busto de mulher, cortado à altura do pescoço, ornado com colares e gargantilhas. É uma espécie de preâmbulo visual.


YAGUARÃBOIA, A MULHER-ONÇA foi lançado no dia 12 de junho, às 13h00, na Biblioteca FNLIJ/Petrobras para Crianças, no Centro de Convenções Sul América, durante o 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro - RJ. 

Nenhum comentário: