outubro 28, 2009

O KARAÍBA


Terá Cabral errado o caminho pela pouca experiência em navegação? Terá sido obra dos ventos ou do acaso? Ou terá sido caso pensado? Quem pode dizer? As consequências desse descobrimento, já sabemos. Conhecemos a versão oficial, fruto de uma única perspectiva. Mas e aqueles que aqui já viviam há quarenta ou cinquenta mil anos? Como viviam, pensavam, compreendiam, agiam, amavam, acreditavam e se relacionavam antes da chegada dos europeus? Teria alguém dado ouvidos ao Karaíba, o sábio visionário que prenunciou a tormenta nas suas terras, águas, costumes, que modificaria tudo o que existia?


Desvendar esse passado de nossas terras na era pré-cabralina é o mote deste novo livro de Daniel Munduruku, breve lançamento pelo selo Amarilys, da Manole. Nas palavras do próprio Karaíba: “é preciso conhecer o passado para entender o presente e sonhar um futuro”. Para isso, Daniel voltou no tempo, buscou memórias ancestrais e costumes. No desafio de reconstruir a visão, por vezes deturpada, do que se passou séculos atrás.


A obra não desfaz as certezas do homem branco que narrou o descobrimento. Revela, porém, que muito nos falta para que possamos vislumbrar o futuro do Brasil. Conhecer e compreender esse passado nunca plenamente contado é apenas o primeiro passo nessa direção.

3 comentários:

Jean-Claude disse...

Capa linda !Hein Maurício?
E a estória parece pertinente..
Vou ficar na fila pra comprar!
Parabéns!
Jean

Mauricio Negro disse...

Sim, muito oportuno o projeto do Daniel para o selo Amarilys, da Manole. Era para ter rolado o lançaamento durante a FLIMT. Mas não deu tempo. Em breve, creio, vai rolar aqui mesmo em Sampa. Vamos aguardar. Merci, Jean! Avisarei...

Abraços!!!

Anônimo disse...

酒店打工 酒店兼職
台北酒店 打工兼職 酒店工作
酒店經紀 禮服酒店
酒店兼差 酒店上班 酒店應徵 酒店 酒店喝酒 酒店消費 喝花酒 粉味