janeiro 09, 2009

HISTÓRIAS DE TERRA

O livro acima – escrito pela Marcia Kupstas e editado pela Salesiana – reúne uma história do Candomblé de matriz Iorubá, um trecho do épico hindu Ramayana e narrativas ancestrais contadas por uma avó japonesa. Misturando carvão, grafite, terra, areia, argila, pedra, madeira e mesmo mofo, fiz as ilustrações. No miolo procurei um registro mais arenoso, que fosse perceptível mesmo impresso apenas em preto. Abaixo estão reunidos os orixás para a festa do supremo Olorum-Olodumare. No centro, sob a terra, sua discreta filha Onilé.

janeiro 08, 2009

MAIS UMA PORÇÃO DE ARTE

As duas vinhetas acima também foram feitas para aquela matéria da revista BIONESTLÉ, sobre obras de arte e comida. Na receita botei uma pitada de Warhol, Miralda, Braque, Dieter Roth, Jean François de Troye, Chardin e outros. O Bread-Man é um alter ego do artista japonês Tatsumi Orimoto. Em Paris tem muitos outros desses aí!

janeiro 02, 2009

O BRASIL DE TODOS NÓS - II

A sombra e os pés são do Gorjala, parente do grego Polifemo. Talvez tenha sido introduzido pelos primeiros navegantes portugueses. Ou atravessou o Atlântico a pé, como preferem alguns. Esse monstro de um olho só adora carne humana, em particular, dos caçadores que maltratam a flora e a fauna. Do jeito que andam as coisas pela Amazônia, o cardápio para esse primo do Curupira está garantido. A pirogravura acompanha a narrativa recontada pela escritora Georgina Martins, parte de O BRASIL DE TODOS NÓS, da Editora DCL.